Benefícios de contar histórias para as crianças
Essa prática pode contribuir para o desenvolvimento do seu filho e fortalecimento do vínculo entre vocês
Em um mundo cheio de telas, controles e gadgets, a contação de histórias é muitas vezes deixada de lado, mas não deveria. Apesar de parecer simples, a atividade contribui para o desenvolvimento infantil e, quando feita em família, fortalece o vínculo entre filhos e pais.
Quando adultos narram um livro são modelos de expressividade e oralidade para a criança e dão a ela a possibilidade de imaginar e criar. É nesta fase da vida que o mundo imaginário se abre infinito para nunca mais fechar. Na contação, não existe uma narrativa pronta e fechada, como é o caso de um desenho na televisão ou no Youtube, a criança precisa fazer um exercício de escuta criativa contribuindo para a criação daquela história na cabeça dela. O foco da contação é a palavra, a voz, mas é possível explorar outros recursos como fantoches, dedoches e até mesmo objetos reciclados. Coisas que acontecem no dia-a-dia, objetos, pessoas, tudo o que se vê pode provocar saltos que levam para longe e além da razão: uma vassoura se transforma em um roqueiro de cabelos esvoaçantes, o funil da cozinha no chapéu de palhaço, um o cachorro da família em um alienígena. É incrível perceber que quando você apresenta uma latinha para a criança dizendo “essa é a mãe”, ela consegue enxergar além do objeto e reconhecer o personagem quase imediatamente. É uma habilidade de abstração que estamos perdendo e a contação ajuda a fortalecer. E as histórias são inventadas como gostosas brincadeiras, estimulando a criatividade.
É do ser humano compartilhar experiências, algo que fazemos desde que começamos a dominar a linguagem e sempre foi essencial para que nos mantivéssemos unidos. Essa experiência coletiva e comunitária deixa marcas profundas na formação das crianças, fortalecendo o vínculo. Eu por exemplo, lembro do meu pai lendo em voz alta histórias nos domingos de manhã e dos meus avós comentando “causos” de lobisomem entre eles. Não sei ao certo os detalhes das histórias, mas levo comigo aquelas vozes e acho que, no fim, isso é o mais importante.
A contação traz benefícios para o adulto também, como maior autoconhecimento e confiança na sua capacidade de narrar. Você descobre a sua maneira única de organizar aquela narrativa e as histórias que te deixam apaixonado, levando segurança, acolhimento, entendimento que há coisas que dependem de suas escolhas e de ações. E mesmo quando enfrenta seus inimigos, o herói sempre sabe aproveitar a experiência ruim para aprender algo de bom. Ao transmitir isso para seu filho, você oferece novas perspectivas e contato com culturas diversas que vão contribuir para formar, no futuro, um adulto mais tolerante e autoconfiante, preparado para enfrentar problemas usando a criatividade.
É preciso cuidado principalmente até os 7 anos com o conteúdo em que expõe aos pequenos: sentimentos de abandono e medo subentendidos em muitas narrativas podem povoar de fantasmas as mentes em formação. Medo de perder a mãe, de que ela nunca mais volte, que as janelas se fechem e as cores se apaguem. E tudo isto traz angústia, de uma coisa que poderia ser saudável, promissora: a leitura dos livros e do mundo.
Quer sugestões de livros para crianças? Aqui você encontra várias sugestões separadas por idade e por tema.
- Espantado
- Feliz
- Triste
- Zangado
- Entediado
- Com medo
Um comentário em “Benefícios de contar histórias para as crianças”