Coleção Vaga-Lume

Coleção Vaga-Lume

No início do ano de 1973, a Editora Ática lançou a coleção com o objetivo de oferecer literatura de qualidade para o público juvenil e, assim, promover o gosto pela leitura, principalmente para jovens que buscam aventuras literárias.

Quando o projeto surgiu, muitos autores foram convidados a participar, inclusive conhecidos por obras de outros gêneros ou voltados a outros públicos. Já na segunda década após seu lançamento, tanto os textos quanto os autores passaram a ser inéditos.

A Coleção Vaga-Lume rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas e se tornou a principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens.

Desde o seu lançamento, a série passou por quatro reformulações, mas a maioria dos livros ainda hoje tem a mesma ilustração de capa da já clássica primeira edição. Em 2015, entretanto, os 10 primeiros títulos foram relançados com novo projeto gráfico.

Entre os best-sellers juvenis, lidos por gerações de alunos de escolas de todo o país, estão “A ilha perdida“, de Maria José Dupré; “A turma da Rua Quinze“, de Marçal Aquino; “O caso da borboleta Atíria“, de Lúcia Machado de Almeida; “O mistério do Cinco Estrelas“, de Marcos Rey; e “Menino de asas“, de Homero Homem.

Um de seus títulos mais populares, “O escaravelho do diabo“, de Lúcia Machado de Almeida, foi lançado primeiramente em 1956, como um folhetim da revista O Cruzeiro. Em 2016 foi adaptado para o cinema por Carlo Milani, alcançando um relativo sucesso de público. Outros filmes baseados em livros da coleção podem estar a caminho, já que títulos como O Mistério do Cinco Estrelas e Um Cadáver Ouve Rádio também tiveram seus direitos comprados para uso no cinema.

A coleção chegou ter a tese de doutorado “À sombra da Vaga-Lume: Análise e recepção da Série Vaga-Lume” produzida e apresentada pela Professora Cátia Toledo Mendonça para obtenção do grau de Doutora, no programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná.

Até 2013, a coleção tinha um total de 91 obras, divididas na Série Vaga-Lume, com 69 livros, e a Vaga-Lume Júnior, com 22. Veja uma descrição dos livros que fizeram mais sucesso e lista de todos os livros:

A Turma da Rua Quinze
A Turma da Rua Quinze (1990), Marçal Aquino

No dia 20 de julho de 1969, três astronautas norte-americanos chegam à Lua. A data também marca a vida da turma da rua Quinze por outro motivo. É nesse dia que Marcão desaparece, e Pedro, André, Renato, Tigre e Serginho começam a investigar o mistério. Com a ajuda do cachorro Napoleão e de Alípio, um delegado aposentado, os meninos vivenciam uma história inesquecível em seus últimos dias de férias.

Sozinha no Mundo (1984), Marcos Rey

Sozinha no mundo, Pimpa enfrenta uma realidade dura e difícil: a morte de sua mãe. Corajosa e sem saída, fugindo de uma assistente social, ela sai em busca de “tio” Leonel. Encontrá-lo é sua única chance. No fim da narrativa, Marcos Rey, hábil contador de histórias, surpreende como sempre seu leitor, depois de deixá-lo apreensivo e curioso com a conflitante situação de Pimpa durante toda a leitura.

O Rapto do Garoto de Ouro (1982), Marcos Rey

Outra aventura escrita por Marcos Rey, “O Rapto do Garoto de Ouro” conta a história de um astro de rock que é sequestrado. A única pista do crime é uma agenda com nomes e endereços. Ao investigá-los, dois jovens detetives se envolvem com os mais bizarros moradores do bairro do Bexiga, na cidade de São Paulo.

O Feijão e o Sonho (1983), Orígenes Lessa

“O Feijão e o Sonho” é a história do poeta Carlos Lara e sua mulher Maria Rosa. Ele é um sonhador, disposto a todos os sacrifícios para viver de sua literatura, enquanto ela é uma mulher de pés no chão, às voltas com o trabalho da casa e criação dos filhos, e sempre a exigir dele mais empenho, mais feijão e menos sonho para garantir o sustento da família. O livro já ultrapassou a marca de cinquenta edições.

Tonico e Carniça (1982), Francisco Assis A. Brasil e José Rezende Filho

Tonico é um menor abandonado e Carniça, seu melhor amigo. Juntos eles enfrentam os preconceitos da sociedade e tentam provar que não ter um lar não faz deles marginais. A discriminação e os perigos desafiam os pequenos heróis.

O Mistério do Cinco Estrelas (1981), Marcos Rey

Um homem é assassinado em um hotel cinco estrelas. O único a ver o corpo é Leo, mensageiro do estabelecimento. No entanto, ninguém acredita em suas histórias. O garoto, então, decide enfrentar inimigos poderosos para desvendar o mistério. Enredado em uma trama de tirar o fôlego, ele vive momentos de muito suspense e é surpreendido por incontáveis acontecimentos.

Zezinho, o Dono da Porquinha Preta (1981), Jair Vitória

O amor de Zezinho por sua porquinha Preta é tão grande que, quando seu pai quer vendê-la, o menino faz de tudo para evitar a separação. Nessa luta, o garoto arruma várias confusões e tem de lidar com a repreensão paterna, mas também aprende muitas coisas e passa a perceber a vida de outra maneira.

A Serra dos Dois Meninos (1980), Aristides Fraga Lima

Os irmãos Ricardo e Maneco passam as férias na Fazenda Gravatá, localizada próxima da cidade de Adustina, na Bahia. No local, eles se tornam amigos dos vaqueiros, que os alertam sobre os riscos que rondam a serra. Mesmo assim, os meninos decidem percorrer as trilhas na mata, e acabam se perdendo. Eles, então, precisam enfrentar os perigos do local sozinhos.

Os Barcos de Papel (1980), José Maviael Monteiro

Quito, Miguel, André e Josué são amigos inseparáveis. Um dia, eles descobrem uma misteriosa caverna e resolvem explorá-la. No entanto, a aventura acaba saindo do controle quando eles se perdem e ficam presos. A turma, percorre lugares cada vez mais estranhos, e descobre que a caverna esconde muitas surpresas, inclusive bandidos.

Menino de Asas (1976), Homero Homem

Cansado de não ser aceito em sua pequena cidade, um menino que tem asas no lugar dos braços se muda para uma cidade grande, disposto a vencer a rejeição. Contudo, nesse percurso, cheio de contratempos e aventuras, ele descobre novas amizades, que vão ajudá-lo a superar os diferentes desafios que surgem todos os dias.

O Escaravelho do Diabo (1974), Lúcia Machado de Almeida

A única pista que Alberto tem sobre uma série de assassinatos que estão acontecendo é de que vítimas ruivas recebem um escaravelho pelo correio antes de morrer. Ele, então, precisa descobrir o que está por trás desses crimes misteriosos antes que haja outras vítimas na cidade. Para isso, ele tenta descobrir o significado dos insetos.

O Caso da Borboleta Atíria (1975), Lúcia Machado de Almeida

A singela e delicada borboleta Atíria se envolve em uma arriscada aventura para desvendar o mistério por trás dos crimes que tiraram a vida das amigas do Príncipe Grilo. Ao tentar ajudá-lo, a corajosa borboleta enfrenta grandes perigos, como o encontro com um Esqueleto-Vivo na Gruta dos Horrores, para descobrir o paradeiro do assassino que assombra a rotina dos insetos na floresta.

O Gigante de Botas (1974), Ofélia e Narbal Fontes

Também ambientado na era dos bandeirantes, o livro narra as aventuras de Anhanguera e o capitão Ortiz, que guiam uma bandeira pelas matas goianas rumo à mina dos Martírios. A natureza é cenário dessa aventura em que os bandeirantes enfrentam índios e traições no próprio grupo.

A Ilha Perdida (1973), Maria José Dupré

Eduardo e Henrique resolvem explorar uma misteriosa ilha e descobrir se as histórias que ouvem sobre o lugar são reais. Os dois acabam se envolvendo em uma grande aventura em que um velho sábio ensina o respeito e o amor à natureza. Um clássico da literatura juvenil brasileira, o livro foi publicado em 1973 pela Coleção Vaga-lume.

Éramos Seis (1973), Maria José Dupré

O livro conta a história de Dona Lola e sua família. A bondosa e batalhadora mulher faz de tudo pela felicidade do marido, Júlio, e dos quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Maria Isabel. A vida de Dona Lola é narrada desde a infância das crianças, quando Júlio trabalha para pagar as contas, passando pela chegada dos filhos à fase adulta e de Dona Lola à velhice.

Lista de livros publicados

1973 – A ilha perdida (Maria José Dupré)
1973 – Cabra das Rocas (Homero Homem)
1973 – Coração de Onça (Ofélia Fontes e Narbal Fontes)
1973 – Éramos Seis (Maria José Dupré)
1974 – O Escaravelho do Diabo (Lúcia Machado de Almeida)
1974 – O Gigante de Botas (Ofélia Fontes e Narbal Fontes)
1975 – O Caso da Borboleta Atíria (Lúcia Machado de Almeida)
1976 – Cem noites Tapuias (Ofélia Fontes e Narbal Fontes)
1977 – Menino de Asas (Homero Homem)
1978 – Tonico (José Rezende Filho)
1979 – Spharion (Lúcia Machado de Almeida)
1980 – A Serra dos Dois Meninos (A. Fraga Lima)
1981 – O Mistério do Cinco Estrelas (Marcos Rey)
1981 – Zezinho, o dono da porquinha preta (Jair Vitória)
1981 – O Feijão e o Sonho (Orígenes Lessa)
1982 – Aventuras de Xisto (Lúcia Machado de Almeida)
1982 – O rapto do Garoto de Ouro (Marcos Rey)
1982 – Xisto no espaço (Lúcia Machado de Almeida)
1982 – Tonico e Carniça (Francisco de Assis Almeida Brasil e José Rezende Filho)
1983 – Um Cadáver Ouve Rádio (Marcos Rey)
1983 – Xisto e o Pássaro Cósmico (Lúcia Machado de Almeida)
1983 – A Primeira Reportagem (Sylvio Pereira)
1984 – Sozinha no Mundo (Marcos Rey)
1984 – Os Pequenos Jangadeiros (Aristides Fraga Lima)
1984 – Os Barcos de Papel (José Maviael Monteiro)
1984 – Deus me Livre! (Luiz Puntel)
1985 – O Mistério dos Morros Dourados (Francisco Marins)
1985 – Dinheiro do céu (Marcos Rey)
1985 – Perigos no Mar (Aristides Fraga Lima)
1985 – A Grande Fuga (Sylvio Pereira)
1986 – Bem-vindos ao Rio (Marcos Rey)
1986 – Pega Ladrão (Luiz Galdino)
1986 – Açúcar Amargo (Luiz Puntel)
1986 – O Outro Lado da Ilha (José Maviael Monteiro)
1987 – Enigma na Televisão (Marcos Rey)
1987 – Os Passageiros do Futuro (Wilson Rocha)
1988 – Meninos sem Pátria (Luiz Puntel)
1988 – A Montanha das Duas Cabeças (Francisco Marins)
1988 – O Ninho dos Gaviões (José Maviael Monteiro)
1988 – Garra de Campeão (Marcos Rey)
1989 – A Vida Secreta de Jonas (Luiz Galdino)
1989 – Aventura no Império do Sol (Silvia Cintra Franco)
1989 – Quem Manda já Morreu (Marcos Rey)
1989 – A Turma da Rua Quinze (Marçal Aquino)
1990 – Na Barreira do Inferno (Silvia Cintra Franco)
1990 – Um Leão em Família (Luiz Puntel)
1990 – Corrida Infernal (Marcos Rey)
1990 – Na Mira do Vampiro (Lopes dos Santos)
1991 – A Árvore que Dava Dinheiro (Domingos Pellegrini)
1991 – A Maldição do Tesouro do Faraó (Sérsi Bardari)
1991 – O Desafio do Pantanal (Silvia Cintra Franco)
1991 – Na Rota do Perigo (Marcos Rey)
1992 – Ameaça nas Trilhas do Tarô (Sérsi Bardari)
1992 – O Jogo do Camaleão (Marçal Aquino)
1992 – Tráfico de Anjos (Luiz Puntel)
1992 – Um Rosto no Computador (Marcos Rey)
1992 – O Fantasma de Tio William (Rubens Francisco Lucchetti)
1992 – Confusões & Calafrios (Silvia Cintra Franco)
1993 – Um Gnomo na Minha Horta (Wilson Rocha)
1993 – Office-boy em Apuros (Bosco Brasil)
1993 – Doze Horas de Terror (Marcos Rey)
1993 – O Segredo dos Sinais Mágicos (Sérsi Bardari)
1993 – A Aldeia Sagrada (Francisco Marins)
1994 – O Mistério da Cidade-Fantasma (Marçal Aquino)
1994 – Agitação à Beira-mar (Leusa Araujo)
1994 – O Brinquedo Misterioso (Luiz Galdino)
1994 – Um Inimigo em Cada Esquina (Raul Drewnick)
1995 – O Diabo no Porta-malas (Marcos Rey)
1995 – O Fabricante de Terremotos (Wilson Rocha)
1995 – Viagem pelo Ombro da Minha Jaqueta (Lô Galasso)
1995 – Em Busca do Diamante (Francisco Marins)
1995 – A Vingança da Cobra (Marcos Bagno)
1995 – Vencer ou Vencer (Raul Drewnick)
1996 – O Primeiro Amor e Outros Perigos (Marçal Aquino)
1996 – O Super Tênis (Ivan Jaf)
1996 – A Charada do Sol e da Chuva (Luiz Galdino)
1996 – Terror na Festa (Janaína Amado)
1997 – Gincana da Morte (Marcos Rey)
1997 – Jogo Sujo (Marcelo Duarte)
1997 – Missão no Oriente (Luiz Puntel)
1997 – O Preço da Coragem (Raul Drewnick)
1998 – A Magia da Árvore Luminosa (Rosana Bond)
1998 – Segura, peão! (Luiz Galdino)
1999 – A Grande Virada (Raul Drewnick)
1999 – A Guerra do Lanche (Lourenço Cazarré)
1999 – O Robô que Virou Gente (Ivan Jaf)
2000 – Nas Ondas do Surfe (Edith Modesto)
2000 – Operação Nova York (Luiz Antonio Aguiar)
2001 – Correndo Contra o Destino (Raul Drewnick)
2001 – Deu a Louca no Tempo (Marcelo Duarte)
2001 – Tem Lagartixa no Computador (Marcelo Duarte)
2002 – Crescer é uma Aventura (Rosana Bond)
2002 – S.O.S. Ararinha-azul (Edith Modesto)
2003 – Manobra Radical (Edith Modesto)
2003 – Na Ilha do Dragão (Maristel Alves dos Santos)
2004 – O Ouro do Fantasma (Manuel Filho)
2005 – A Noite dos Quatro furacões (Raul Drewnick)
2005 – O Grito do Hip-Hop (Fátima Chaguri e Luiz Puntel)
2005 – O Segredo dos Índios (Edith Modesto)
2006 – O Senhor da Água (Rosana Bond)
2007 – A Chave do Corsário (Eliana Martins)
2007 – Morte no Colégio (Luis Eduardo Matta)
2007 – Salvando a Pele (Mário Teixeira)
2008 – O Mestre dos Games (Afonso Machado)
2020 – Ponha-se no Seu Lugar (Ana Pacheco)
2021 – Os Marcianos (Luiz Antônio Aguiar)

Lista de livros publicados – Vaga-Lume Júnior

1999 – Catarina Malagueta (Cristina Porto)
1999 – O Segredo do Violinista (Eva Furnari)
1999 – Quem Está Perseguindo Zero-Zero-Au? (Thomas Brezina)
1999 – Vamos Salvar a Baleia! (Thomas Brezina)
2000 – O Ladrão de Sorrisos (Marcelo Duarte)
2000 – O Menino Que Adivinhava (Marcos Rey)
2000 – Pacto de Sangue (Fanny Abramovich)
2000 – A ilha perdida (Maria José Dupré)
2001 – Escolinha do Horror (Jackie Niebisch)
2001 – Ricardinho, o Grande (Raul Drewnick)
2002 – Joana Banana (Cristina Porto)
2002 – Na Mira do Vampiro (Lopes dos Santos)
2002 – O Pinguim Que Não Veio do Frio (Wagner D’Ávila e Maga D’Ávila)
2003 – A Hora da Decisão (Raul Drewnick)
2003 – Meu Outro Eu (Marcelo Duarte)
2004 – De Boca Bem Fechada (Liliana Iacocca)
2004 – Melhor de Três (Angela Carneiro)
2004 – Papai Noel de Aluguel (Regina Chamlian)
2004 – Por Trás das Portas (Fanny Abramovich)
2004 – Rabiscou? O Bicho Pegou! (Maria Heloisa Almeida Penteado)
2005 – Alice no País da Mentira (Pedro Bandeira)
2006 – Caminho de Volta (Luis Fernando Pereira)
2007 – Consertam-se Arco-Íris (Ivan Jaf)
2007 – No Rastro dos Caçadores (Sean Taylor)
2009 – Ana Pijama no País do Pensamento (Jô Duarte)

Compartilhe essa publicação


O que você achou dessa publicação?
  • Espantado
  • Feliz
  • Triste
  • Zangado
  • Entediado
  • Com medo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *